No dia 24 de setembro participei de uma entrevista para o jornal Noticidade da emissora SBT em Sorocaba. Fui chamada para traduzir a conversa entre um haitiano (língua materna francesa) e o repórter do canal. Fiquei muito feliz pela oportunidade!
Foto:Guilherme Hoffart Dias
Conversei por aproximadamente vinte minutos com Jhony, de 23 anos, que mora em Sorocaba há 1 mês. Assim como outros dez haitianos que vivem com ele, veio para cá atrás de trabalho e melhores condições de vida, já que seu país continua devastado.
Segundo palavras de Jhony, ele trabalhava em um grupo musical como cantor no Haiti. Afirmou procurar emprego todos os dias, mas não o encontra (segundo ele) por falta de trabalho no Brasil e pela dificuldade na língua. Se não encontrar emprego, pensa em ir para outro lugar, como Miami, nos EUA.
De maneira geral, a impressão que tive foi a de que realmente ele passava por dificuldades. Pareceu-me também um pouco inseguro e triste.
Os haitianos foram à prefeitura e receberam alimentos, mas eles querem mais que isso, querem trabalhar, segundo ele. E ainda perguntou-me: "como vocês poderão me ajudar? Não imagino como!"
Os haitianos foram à prefeitura e receberam alimentos, mas eles querem mais que isso, querem trabalhar, segundo ele. E ainda perguntou-me: "como vocês poderão me ajudar? Não imagino como!"
Muitos haitianos vivem no Brasil neste momento. Em Sorocaba alguns haitianos trabalham em construtoras e são acusados de não quererem trabalhar no ramo (Jhony mesmo disse não ter interesse pela área de construção) e não pagarem aluguel.
Penso que é uma ótima hora de refletirmos sobre migrações. Brasileiro é conhecido por acolher imigrantes... mas quais imigrantes? Europeus e norte-americanos branquinhos ou negros e pobres?
Não defendo haitianos e não sei se eles passam por dificuldades porque simplesmente não querem trabalhar em serviço pesado, não têm escolaridade ou ainda porque não falam a nossa língua. Mas creio que a questão migratória deva ser discutida e muito.
Veja a entrevista (aos 10:30)
a gente acolhe nossos vizinhos peruanos e bolivianos aos montes, em sao paulo. e sao caracteristicas indigenas
ResponderExcluirHaitianos sao cargas francesas...